Engenharia de Requisitos: entenda sua importância nos projetos de software

A Engenharia de Requisitos é indispensável para garantir o sucesso no desenvolvimento de qualquer sistema. Descubra neste artigo o que é a Engenharia de Requisitos e como a aplicamos na Nkey.

Na construção de um software, há diversos processos envolvidos para garantir que o projeto tenha seu objetivo alcançado. A primeira etapa do processo consiste em definir um conjunto de requisitos necessários para a construção de um sistema. Os requisitos podem ser descritos de diferentes maneiras: podemos usar a abordagem tradicional ou até mesmo uma abordagem ágil. A escolha da abordagem dependerá do tipo de software do processo de desenvolvimento que será adotado. Independente da abordagem utilizada, o artefato de requisitos será o guia para os objetivos, serviços e restrições do sistema.

O que são requisitos?

Podemos definir os requisitos como um conjunto de descrições, não ambíguas, que expressam as necessidades dos clientes e usuários do sistema. Assim como questões referente ao funcionamento e não funcionamento, por exemplo: usabilidade, leis e desempenho. Considerando a sua importância, a falta do entendimento ou descrição clara desses requisitos podem acarretar problemas em todo o desenvolvimento de software.

Levantamento e análise dos requisitos 

Nessa fase, o cliente, juntamente com a equipe responsável pelo projeto, levanta as necessidades dos usuários do software, informações gerais sobre sistemas já utilizados na empresa, legislação, etc. Afinal, o principal objetivo deste processo é guiar o projeto.

Após o levantamento dos requisitos, é necessário que eles sejam analisados para que se tenha clareza sobre como eles serão utilizados na modelagem do software. 

Portanto, todo este processo de descobrir, analisar, documentar e verificar as necessidades do sistema é chamado de Engenharia de Requisitos. 

O que é a Engenharia de Requisitos afinal?

Todo este processo de coletar, analisar, documentar e gerenciar os requisitos é o que chamamos de Engenharia de Requisitos. Com essa metodologia, é possível gerenciar todas as exigências necessárias para que o sistema seja desenvolvido e se mantenha alinhado com as necessidades e demandas dos usuários, entregando qualidade e agilidade na construção do software. 

Como utilizamos a Engenharia de Requisitos na Nkey?

Na Nkey, todos nossos projetos utilizam da Engenharia de Requisitos para garantir a performance dos sistemas. Então, levantamos os requisitos juntamente com o cliente, que participa ativamente da construção em todas as etapas. 

Assim, garantimos que nossas entregas estejam alinhadas com os objetivos do cliente, garantindo sua satisfação e o sucesso do seu projeto. Conheça nossas soluções e venha criar conosco!

Quais os benefícios do data universe

O que a Nkey e Snowflake trazem de benefício para quem contrata? Entenda o conceito de Data Universe

Quer conhecer melhor o que é o Data Universe (Nkey + Snowflake) e os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio?  Criamos esse artigo para te ajudar a entender tudo isso, confira: 

O Data Universe trata propriamente de todo o universo de dados onde dispomos de um dashboard de dados, organizados por profissionais engenheiros de dados, cientistas de dados e por arquitetos de dados, desse modo você obtém armazenamento e backup  de dados brutos, execução de aplicativos de software, simplificando a forma como as informações são compartilhadas e obtendo dados estratégicos, para tomada de decisões assertivas. 

É inegável que a análise de dados é um dos pontos mais importantes para o funcionamento das empresas. Seja para realizar tarefas diárias ou tomar decisões importantes, os dados que sua empresa coleta usando qualquer variedade de software e aplicativos provavelmente são críticos para as operações realizadas. 

O que é o Data Universe? 

O Data Universe é uma ampla gama de soluções e serviços que fornecem acesso a dados, informações e programas de software de qualquer dispositivo conectado à internet, como um computador ou dispositivo móvel.

Com as soluções baseadas em nuvem, é possível que os usuários façam upload e download de arquivos por meio de um sistema de armazenamento privado e seguro, com acesso que pode ser controlado por sua empresa ou organização.

Ou seja, basicamente, é uma solução tecnológica que permite acesso a dados a qualquer momento em qualquer dispositivo conectado à Internet – e dimensiona facilmente o crescimento da sua empresa por meio dessas informações. 

Nesse sentido, é fácil compreender por que as organizações estão, cada vez mais, aderindo  essa tecnologia em suas operações. Abaixo vamos entender melhor como isso acontece.

Por que as empresas utilizam o Data Universe?

A maioria das soluções baseadas em nuvem personalizadas para empresas se enquadra em um dos quatro tipos gerais de serviços em nuvem, cada um com seus próprios benefícios. 

A computação em nuvem serve como um repositório de dados estruturados e não estruturados, o que cria uma plataforma ideal para fornecer dados coletados de uma ampla variedade de dispositivos, independentemente do horário ou local. Por isso, a flexibilidade e escalabilidade da nuvem atuam como um complemento ideal para as atividades de BI e ML. Os usuários de negócios podem usar a ferramenta Snowflake para acessar seus dados – mesmo sem habilidades técnicas avançadas – uma vez que os insights de dados podem ser exibidos e interagidos de maneira fácil de usar.

Essa evolução democratizou os dados e acelerou muito a velocidade da análise de dados; as empresas podem tomar decisões baseadas em dados mais rapidamente e acompanhar ambientes competitivos. Além disso, agora que as empresas estão migrando cada vez mais seus dados para a nuvem, as empresas podem aproveitar a visualização de dados e os benefícios analíticos , como: custo reduzido, maior velocidade de implantação e facilidade de uso, tudo dentro da nuvem. A seguir, temos o detalhamento de alguns dos benefícios. 

Armazenamento na nuvem

Talvez sendo um dos serviços em nuvem mais usados, ele oferece armazenamento de dados e arquivos e capacidade de backup. Uma grande ênfase é a vantagem de poder acessar dados e arquivos de negócios importantes a qualquer momento e em qualquer lugar. 

A hospedagem na nuvem permite várias soluções de compartilhamento de informações, que podem incluir e-mail, hospedagem de aplicativos, armazenamento de dados e sistemas telefônicos baseados na web para o seu negócio.

Esses arquivos também podem ser sincronizados e compartilhados entre todos os vários dispositivos de sua empresa e funcionários.

Backup em nuvem

O backup em nuvem em si é diferente do armazenamento em nuvem, pois seus recursos são destinados a um fallback se o servidor local de uma empresa travar, ser vítima de um ataque cibernético, ser danificado durante um desastre natural ou cair e sofrer perda de dados.

Software como serviço (SaaS)

O SaaS é um tipo de serviço baseado na web. Pense em aplicativos comuns como Office 365, Salesforce e Quickbooks Online. Esses são todos exemplos de SaaS.

Dito isso, é possível notar que o data lake possui diversos benefícios. Vamos conhecer melhor cada um desses benefícios?

Quais são os benefícios da computação em nuvem?

Além da otimização na economia e dinheiro das empresas e do aumento da produtividade, ainda há o aumento da colaboração e promoção da inovação dentro das organizações. 

Dados acessíveis

O data lake é utilizado para acessar informações em qualquer lugar com qualquer empresa compatível. Em vez de um servidor de segurança em seu computador, ele armazenará dados na Internet. As informações estão disponíveis a partir de um hub central baseado na Web que oferece a pessoas com credenciais habilitadas a partir de qualquer local com conexão à Internet.

Mantém a consistência entre os usuários

Quando vários funcionários estão trabalhando no mesmo arquivo digital, é fácil cometer erros. Como os arquivos hospedados na nuvem existem no mesmo local central, os dados são sincronizados automaticamente entre todos os dispositivos, o que significa que as pessoas estão usando a versão mais atualizada dos arquivos.

Permitir programas remotos

Os softwares especializados geralmente são instalados nos computadores da empresa no escritório, sendo assim, a computação em nuvem permite que os usuários acessem todos os tipos de arquivos e aplicativos como se ajustam no escritório. 

Backup de dados fácil

A perda catastrófica de dados pode acontecer a qualquer momento. Pode ser devido a desastres naturais, picos de energia ou falha de hardware. Ao usar os arquivos seguros para todos os dados importantes, os proprietários têm segurança mesmo que esse hardware falhe.

Custo benefício

Comprar e manter equipamentos de servidor requer tempo, experiência e dinheiro. Em vez de construir sua própria nuvem de dados, você pode estar sujeito a um servidor de computação em sua própria nuvem. 

Como a Nkey e Snowflake podem ajudar sua empresa?

Trazemos a tecnologia aplicada ao raciocínio analítico de dados por meio de interfaces visuais interativas, algo que revolucionou a indústria. Podemos tornar o processo analítico mais fácil do que nunca, mas também permitindo que qualquer pessoa dentro da organização obtenha insights valiosos dos dados da empresa, independentemente do conhecimento técnico.

Além disso, priorizamos a acessibilidade dos dados e temos como premissa melhorar a forma como as empresas entregam e projetam esses dados por meio de métodos como composição e uma pilha de dados moderna são necessários para acompanhar o fluxo e refluxo do mercado corporativo. Permita que sua organização seja ágil dentro do espaço. Evolua ao longo dos anos junto com as mudanças no setor e com o Snowflake.

Elencamos os 10 principais benefícios que nossos clientes sentem ao aderir a solução de Data Universe para seu negócio: 

  1. Aumenta a previsibilidade do negócio;
  2. Garante a inteligência em tempo real;
  3. Melhore a segurança de dados;
  4. Ajuda a interpretar dados complexos;
  5. Facilita o processo de tomada de decisão;
  6. Retenção de consumidores;
  7. Customização de preços;
  8. Identificação de riscos;
  9. Melhorias nas finanças corporativas;
  10. Auxílio na tomada de decisões.

Quem é o profissional responsável por Data Universe? 

Na Nkey, temos os Cientistas de Dados, são nossos profissionais responsáveis por orquestrar todo o Data Universe. Eles coletam, armazenam e analisam os dados do seu negócio com o objetivo de transformar as tomadas de decisões, tornando-as mais assertivas e, consequentemente, rentáveis. Nossa colaboradora, Bruna Finda, contou como o Data Science auxilia na prática as demandas dos clientes que ela atende, confira:

O Data Science ainda ajuda a prever demandas para um determinado produto ou serviço, o que permite a empresa não perder negócios por falta de capacidade de atendimento de clientes; potencializa as vendas por meio da análise dos dados dos produtos e serviços que vendem melhor; facilita a personalização de produtos e serviços, levando em consideração que quanto mais personalizados de acordo com o público-alvo forem os produtos e serviços, maior será o potencial competitivo da organização; e detecta possíveis riscos e fraudes por meio de metodologias estatísticas, de rede. Trata-se, de maneira abrangente, de ter um olhar analítico para qualquer operação a ser executada dentro da empresa e estar sempre buscando melhorar processos, olhar este que ainda tem muito a ser evoluído acompanhado de uma maturidade maior das corporações para que possam usar os dados a seu favor. Hoje, o Data Science já é uma tecnologia bastante requisitada e só tende a aumentar a sua amplitude e atuação à medida que as empresas vão compreendendo cada vez mais como aplicá-lo no seu dia a dia e os quão poderosos são seus resultados no caminho rumo ao crescimento e diferenciação no mercado.”

Para iniciar a implementação do data lake na sua empresa, você pode contar com os nossos especialistas em Data Universe.

MVP e negócios

Como um MVP auxilia nos projetos e por que desenvolvê-lo antes da sua ideia?

Para começar, é necessário saber que um MVP (produto viável mínimo) é a primeira coisa que você faz ao desenvolver um aplicativo. Ele o ajudará a economizar dinheiro e tempo criando um produto que atenda às necessidades reais do usuário e evolua dinamicamente com base no feedback desta comunidade. 

Além disso, o MVP também é uma excelente maneira de encontrar um produto que se encaixe perfeitamente no mercado de acordo com o que é realmente relevante para seu público-alvo.

Mas vamos entender mais a fundo como ele auxilia nos projetos das empresas e por que você deve buscá-lo antes de qualquer ideia de negócio!

 

O que é e como funciona um MVP?

Um produto mínimo viável (MVP) é uma versão básica e lançável de um produto que suporta recursos mínimos, porém básicos e necessários, e irá definir a proposta de valor. 

O MVP geralmente é criado com o objetivo de acelerar o time to market (tempo gasto no desenvolvimento), atrair early adopters (usuários abertos à experimentos) e engajar investidores. Depois de lançado, os criadores desses produtos coletam o feedback inicial do usuário que interage com essa ideia inicial para corrigir todos os bugs e melhorar a experiência. 

No desenvolvimento de aplicativos móveis, onde é muito utilizado, o MVP é uma versão básica do app com a funcionalidade principal necessária para demonstrar o valor essencial do produto. 

Com isso, a equipe pode reunir informações e conhecimentos necessários sobre as preferências dos usuários, necessidades reais e expectativas. O MVP, sobretudo, ajuda a testar, projetar e entregar o produto final mais completo para que receba menos comentários negativos. 

Assim sendo, um bom MVP pode ser caracterizado por 5 adjetivos: 

  • utilizável, pois permite que os testes sejam práticos e precisos;
  • econômico, porque o custo de produção é menor e permite ajustes antes mesmo do lançamento final;
  • funcional, por ser bastante prático e haver diversas possibilidades para mexer com ele;
  • confiável, por permitir entender se é o que o seu público espera.

Por isso, ao buscar uma empresa para desenvolver esse projeto, é preciso estar atento às avaliações de antigos clientes para ter certeza de que estará entregando o seu projeto em um local confiável.

 

Por que desenvolver um MVP?

Até aqui você já entendeu que Iniciar sua jornada de desenvolvimento com um produto mínimo viável é uma boa ideia, pois beneficia o seu negócio. Mas veja a seguir os principais motivos pelos quais você precisa de um MVP para a sua ideia:

 

Custo de desenvolvimento 

A abordagem do MVP é baseada na ideologia de uma startup enxuta, o que significa que o produto deve ser construído, inicialmente, com os principais recursos contando com um orçamento mínimo. Como ele está focado apenas na funcionalidade principal, o custo de desenvolvimento será significativamente menor. 

 

Oportunidade de realizar testes iniciais 

Esse projeto permite que os criadores testem a ideia do produto no estágio inicial de desenvolvimento e comprovem o conceito, como já dito anteriormente. E isso é uma ótima oportunidade para descobrir se a criação ressoa com um público-alvo e investigar a resposta dos usuários a ele.

 

O desenvolvimento já é baseado em avaliações

Como você viu, o que há de mais valioso no MVP é que ele permite coletar feedback e opiniões sobre o que os usuários em potencial desejam que seu produto seja. Ele permite que os desenvolvedores aprendam e pesquisem constantemente as necessidades da comunidade e desenvolvam o produto passo a passo de acordo com esse feedback.

Dessa maneira, você também deve concordar que é muito mais fácil chegar a um lançamento de sucesso quando ele realmente acontecer, pois as chances de haver erros ou rejeição do público são praticamente nulas. 

 

Menos tempo de desenvolvimento

O MVP leva muito menos tempo quando é planejado, o que significa menores custos de desenvolvimento e menor tempo de lançamento no mercado. Posteriormente, você pode coletar o feedback do usuário e avançar na criação de um produto completo e pronto para o mercado. Tudo isso acelera a implantação geral da sua ideia.

 

Relação precoce com o cliente

Você sabe que o tempo desempenha um papel significativo nos negócios, não é?! E o MVP ajuda a envolver novos usuários e partes interessadas no estágio inicial do desenvolvimento. Os primeiros adeptos divulgarão o seu produto e darão um feedback inestimável. O que poderia ser melhor para tornar o seu produto 100% aceito pelo cliente?

 

Desenvolva o seu MVP com a Nkey

Mesmo sendo somente um projeto, o desenvolvimento de um MVP é uma tarefa bastante séria, que, como você também já sabe, deve ser feita por uma empresa comprometida, que possui experiência e tempo de mercado, como a Nkey.

A Nkey é especialista no desenvolvimento de soluções digitais acessíveis e eficazes e está há anos transformando os negócios de parceiros! 

Nós começamos o trabalho com o design sprint experience para avançar do problema em direção ao desenvolvimento do protótipo da solução, que é onde entra o MVP. Como você viu, a função de um produto viável é realizar hipóteses e experiências nesses protótipos. É a fase de testes, ajustes e insights que trazem aprendizados tanto ao cliente parceiro quanto à nossa equipe. Posteriormente, entra o nosso processo de scale up para agilizar o crescimento do seu produto de maneira sustentável e correta. Por fim, utilizamos o data universe para explorar os dados, resultados e traçar novas estratégias para qualquer etapa do projeto de maneira eficaz e inteligente. 

Entenda melhor como funciona o nosso trabalho com o MVP Factory da Nkey e avance em direção à sua ideia.

Método E2E de trabalho

Veja alguns parceiros que já desenvolveram com a Nkey

Alguns dos clientes parceiros dos quais desenvolvemos um MVP de sucesso foram:

  • Aplicativo Beleza até você: para agendamentos de serviços de beleza, como unhas, cabelo, massagem, maquiagem, estética facial e mais;
  • Vendee: plataforma de produtividade em vendas, uma aliada ao marketing digital de diversas empresas;
  • Bilds: uma plataforma que reúne os especialistas da construção civil em um só lugar para encontrar projetistas, arquitetos, engenheiros, construtoras, estudantes e fabricantes com o mesmo propósito;
  • Vagga: aplicativo para reservar vagas de estacionamento e conectar milhares de usuários com estacionamentos privados de todo o Brasil. 

Entre em contato com a Nkey para solicitar um orçamento do seu MVP agora mesmo!

Por que as empresas precisam de data science?

Por que as empresas precisam de data science?

A ciência de dados ou data science continua a ser um tema quente entre profissionais qualificados e organizações que se concentram na coleta de dados e na obtenção de percepções significativas a partir deles para auxiliar no crescimento dos negócios.

São eles que trazem valor às empresas e podem gerar diversos insights de problemas, possíveis melhorias, entre outras coisas.

Muitos desses dados são um ativo para qualquer organização, mas apenas se forem processados ​​de forma eficiente. A necessidade de armazenamento cresceu multifacetada quando entramos na era do big data. Até 2010, o foco principal era construir uma infraestrutura de última geração para armazenar esses dados valiosos, que seriam acessados ​​e processados ​​para gerar insights de negócios. Com estruturas como Hadoop, que cuidaram da parte do armazenamento, o foco agora mudou para o processamento desses dados. 

Vamos ver o que é ciência de dados e como ela se encaixa no estado atual de big data e negócios. 

O que é data science ou ciência de dados?

 

Em termos mais gerais, a ciência de dados pode ser definida como o estudo dos dados, de onde vêm, o que representam e as maneiras pelas quais podem ser transformados em entradas e recursos valiosos para criar estratégias de negócios e de TI. 

Por outro lado, o data scientist não apenas faz a análise exploratória para descobrir insights, mas também usa vários algoritmos de aprendizado de máquina avançados para identificar a ocorrência de um determinado evento futuro. Um cientista de dados analisará as informações de vários ângulos.

Portanto, a ciência de dados é usada, principalmente, para tomar decisões e previsões fazendo uso de análises causais preditivas, análises prescritivas e aprendizado de máquina.

Se for explicar em palavras simples, a data science pode ser definida como um campo de estudo interdisciplinar que usa dados para vários fins de pesquisa e relatórios para derivar percepções e significado desses dados. 

A ciência de dados requer uma combinação de diferentes habilidades, incluindo estatística, visão de negócios, ciência da computação e muito mais. Esses dados estão amplamente disponíveis hoje, graças a smartphones e outros dispositivos. E as empresas estão agregando essas informações para obter insights sobre o comportamento do cliente e muito mais. 

No entanto, isso não quer dizer que a ciência de dados seja usada apenas para desenvolvimento de negócios. Os usos dessa ferramenta é crescente em todos os setores, como saúde, finanças, educação, cadeia de suprimentos e muito mais. 

Saiba por que as empresas precisam de data science!

 

Percorremos um longo caminho desde o trabalho com pequenos conjuntos de dados estruturados até grandes minas de dados não estruturados e semiestruturados vindos de várias fontes. 

As ferramentas tradicionais de Business Intelligence são insuficientes quando se trata de processar esse enorme conjunto de dados não estruturados. Consequentemente, data science vem com ferramentas mais avançadas para trabalhar em grandes volumes de dados, provenientes de diferentes tipos de fontes, como:

> registros financeiros; 

> arquivos multimídia; 

> formulários de marketing;

> sensores e instrumentos;

> arquivos de texto.

 

A ciência de dados também auxilia na tomada de decisões eficazes. Os carros autônomos ou inteligentes são um exemplo clássico: um veículo inteligente coleta dados em tempo real de seus arredores por meio de diferentes sensores como radares, câmeras e lasers para criar um visual (mapa). Com base nesses dados e no algoritmo de aprendizado de máquina avançado, ele toma decisões de direção cruciais, como fazer curvas, parar, acelerar etc. 

As aplicações da ciência de dados são comuns em diversos setores de uma empresa. Alguns dos exemplos mais importantes agora seria o seu uso no estudo do vírus da Covid-19 e no surgimento da vacina. Outros exemplos da utilização da ciência de dados também incluem detecção de fraude, automação no atendimento ao cliente, recomendações de saúde, detecção de notícias falsas, sistemas de recomendação de comércio eletrônico, entretenimento e muito mais.

Qual é o futuro dessa tecnologia?

 

Desde a abordagem de problemas de mudança climática até a criação de sistemas de recomendação em serviços de streaming, os cientistas de dados estão praticamente resolvendo todo tipo de problema em todo o mundo. 

Como a ciência de dados já provou beneficiar todos os setores, as equipes de liderança estão investindo cada vez mais em ciência de dados para encontrar soluções para os negócios. Suas aplicações vão desde a criação de metas de desenvolvimento sustentável para as partes interessadas, a criação de soluções de saúde até layouts arquitetônicos.

Ou seja, o seu uso tende a aumentar cada vez mais, pois a cada dia, os cientistas descobrem maneiras de otimizar ainda mais a utilização dessas ferramentas. 

E se você está buscando especialistas para desenvolver essa e outras soluções acessíveis e eficazes para o seu negócio, conheça melhor a Nkey e os nossos serviços! 

Como o UI UX auxiliam nos negócios

Como o UI e UX influenciam as ações do usuário dentro de uma plataforma?

Depois de compreender melhor o que é a onda que vem transformando o mundo das tecnologias e a importância do UI e UX Design no nosso post anterior, devemos mergulhar de cabeça para entender também como esse trabalho influencia na vida das pessoas e dos web navegadores, além de descobrir qual é o seu futuro.

 

Você deve concordar que a comunicação é um dos principais motivos pelos quais as pessoas recorrem a sites e aplicativos, e seu fluxo tem um grande impacto na vida do usuário, desde bate-papos pessoais com familiares e amigos até conferências online profissionais e negociações comerciais — vimos isso mais do que nunca agora com a pandemia de covid-19

Criando a experiência do usuário para este propósito, os designers devem estudar as necessidades do público e oferecer as soluções adequadas que tornem o produto útil para o contato com outras pessoas.

Se você parar para pensar, verá que são “simples” ferramentas das quais todos temos contatos diariamente, porém, não nos damos conta sobre o que são ou o que fazem para influenciar em ideias e decisões. Por isso, o CXO da Nkey, Thomaz Gonçalves, mas mais conhecido como Thoz, pode nos dar uma luz para compreender melhor o direcionamento deste trabalho realizado. 

Como funciona o UI e UX Design?

Como todo projeto, ele passa por um processo de criação em que as ferramentas, teorias e conceitos são direcionadas para um objetivo, imaginando como desejam que as pessoas se comportem de acordo com o que está sendo construído. Thoz afirma que, muitas vezes, é difícil acertar de primeira, mesmo pensando nessa experiência que o usuário terá. Por isso, os feedbacks são tão importantes e dão direcionamentos melhores sobre o que precisa ser alterado e melhorado. 

Para ele, o valor, propósito e disciplina que o UX entrega às pessoas está bastante conectado com a responsabilidade que os profissionais sentem sobre como a comunidade — que envolve pessoas de diferentes níveis, estudantes, empresas e mais — estará se desenvolvendo daqui para frente. Pois, esse mercado deve estar cada vez mais sério e profissional, sem promessas ou amadorismo que podem iludir quem tem interesse em ingressar nele. 

Na percepção dele, o olhar das pessoas sobre o profissional de design já evoluiu muito nos últimos anos., Agora, elese agora não são mais vistos como simplesmente as pessoas que dão uma opinião sobre a experiência do usuário, mas sim profissionais pessoas que estão ali para desenvolver trabalhos sérios.

Qual influência o UI e UX Design possuem na vida das pessoas?

Atualmente, o mundo possui uma série de aplicativos e ferramentas que permitem aos profissionais trabalhar com eficiência em diferentes lugares. Isso cria novos contatos comerciais e apoia uma grande variedade de projetos internacionais. E, a propósito, define o terreno para a criação de novos locais de trabalho, aumento de lucros e desenvolvimento do bem-estar que, sem dúvida, parece um valor confiável. As plataformas, aplicativos, ferramentas e softwares que permitem a especialistas de diferentes cidades, países e continentes operarem em um grande número de atividades profissionais, todos contam com designers de experiência do usuário por trás deles.

Além disso, segundo nosso CXO, o design tem um papel tão relevante quanto qualquer outra disciplina na “cadeia”, mesmo que as pessoas não percebam. Afinal, quando os usuários não têm boas experiências, as empresas não vendem, os funcionários ficam sem empregos e por aí vai. É um ciclo repetitivo, onde uma coisa depende da outra, mas as empresas, principalmente, já dependem muito dessas inovações para se manter no mercado. 

Todos os dias, ao usar coisas básicas e simples como alarmes, plataformas de notícias, aplicativos de vídeo ou tocadores de música, a maioria dos usuários nem imagina que a simplicidade dessas interfaces e navegação que tornam todo o fluxo intuitivo é o resultado de um trabalho minucioso que leva muitas horas. Os designers de experiência do usuário são aqueles que precisam desenvolver esses produtos úteis e agradáveis ​​de usar no equilíbrio entre conteúdo aplicado, público-alvo e objetivos de negócios.

Mas engana-se quem pensa que esse trabalho consiste apenas em desenvolver o design. A pesquisa do usuário é uma das partes centrais do UI e UX design, e um dos objetivos é encontrar as soluções para problemas que podem tornar o uso do produto difícil e complicado para algumas categorias de usuários.

Por que a pesquisa é tão importante?

A parte da pesquisa, por exemplo, é um dos pontos que Thoz traz como o principal, pois sem entender e ter clareza sobre o problema ou a solução que precisa ser resolvida, é praticamente impossível desenvolver algo que irá se encaixar. 

Após isso, outro erro bastante comum apontado por ele é quando as pessoas não conseguem continuar esses projetos para entregar. Um design não é feito somente de pesquisa e nem de solução, mas sim do conjunto para que possa se tornar completo, e aí, a partir dos testes, realizar as melhorias.

O que o UI e UX prometem para o futuro?

Quando falamos sobre as mudanças que o UX e UI Design trouxeram ao mundo, Thoz pontua muito a área da saúde, em que hoje é possível acessarmos as plataformas digitais para marcar consultas, ver horários e fazer diversas outras funções, o que facilitou 100% a vida das pessoas. 

Outro exemplo são as plataformas de educação, que mostraram-se mais eficazes do que nunca agora com a pandemia do covid-19. Mas para ele, os designers também precisam se preocupar com os negócios, e não apenas com a execução em si, justamente para conseguir dar esse salto junto à evolução que o mundo tem visto nessa área. Nesse momento, tem-se um ambiente bastante promissor e aberto às diversas ideias de inovação. 

Para o futuro, ele acredita que essa revolução no mercado financeiro e tecnológico – como blockchains, criptomoedas e etc. –  são apenas uma parte do que o Design pode fazer para o mundo. Existem infinitas possibilidades para trabalhar com essas interfaces e expandir ainda mais os negócios. 

E aí, ficou interessado em desenvolver uma experiência de usuário interessante para o seu site ou plataforma? Fale com a gente! Aqui na Nkey, desenvolvemos diversas soluções digitais e você pode se tornar nosso parceiro!

Qual a diferença que o UI e o UX trazem para o seu negócio

O UI e UX design ajudam a aumentar as vendas e, consequentemente, o crescimento do seu negócio. Entenda melhor por que a experiência do usuário no seu site ou aplicativo é importante e as maiores vantagens de optar por essa prática.

Com o avanço tecnológico do século 21, todos querem experimentar as melhores tecnologias sem perder muito do seu tempo, visto que estão todos mais ocupados do que nunca. E isso reflete também na experiência do usuário nas páginas de navegação da web, pois quanto mais responsiva e facilitada, mais facilmente você venderá os seus serviços ou converterá com o que deseja. 

Quando se trata do aplicativo móvel ou da satisfação do usuário em um site, a maioria das empresas de tecnologia se voltam para a Interface do Usuário (UI) e o Design da Experiência do Usuário (UX), responsáveis pela aparência e sucesso na utilização dos apps.

Por que o UI e UX são importantes para a experiência do usuário?

O objetivo principal de qualquer empresa é aumentar suas vendas e aumentar o crescimento do negócio. O UI e UX design desempenham um papel essencial para atingir esse objetivo, melhorar a experiência do usuário e a satisfação do cliente, o que, em última análise, ajuda a aumentar ainda mais o número de usuários em aplicativos e sites específicos. 

Um site ou aplicativo visualmente atraente e envolvente é o resultado de uma experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI) eficientes. E é aí que o sucesso do seu aplicativo começa! Para criar atração instantânea com o seu público, você precisará trabalhar intensamente no UI, enquanto um ótimo UX trará impactos positivos e duradouros na mente de quem está consumindo. Portanto, é extremamente necessário investir e acertar nas duas características se você deseja que seu aplicativo seja bem-sucedido.

É importante pensar que, se as pessoas não gostarem da aparência do seu site à primeira vista, você dificilmente terá outra chance para conquistá-las. Em um mundo em que estamos constantemente inundados de informações, basta um pequeno motivo para desviar a atenção do seu usuário. 

Manter o seu visitante no site fará com que ele entenda o que você tem a oferecer, seja um produto ou serviço. E esse é o papel dos designers, que gerenciam todo um clima e devem criar um senso de confiança com imagens ousadas, transições perfeitas, vídeo e toques visuais que o mantêm moderno e ao mesmo tempo minimizam os riscos de estar desatualizado ou chamativo demais. 

O UI e o UX Design ajudam a ganhar essa confiança dos consumidores fazendo com que eles permaneçam usando seu aplicativo ou site ao fornecer-lhes o que procuram. E assim aumentam a conversão da sua empresa. É uma troca mútua.

Conheça as maiores vantagens de investir em UI e UX para o seu aplicativo

Lembrando que, para as startups, principalmente, esse serviço é essencial, pois são empresas que estão se consolidando no mercado, e quando causam uma boa impressão já de início, as chances de crescer tornam-se ainda maiores. 

Agora que você entendeu melhor a importância de fornecer  uma boa experiência ao usuário, descubra algumas vantagens de investir no UI e UX design para o  aplicativo da sua empresa.

1. Melhora o retorno sobre o investimento

Um ótimo design oferece aos seus usuários um conteúdo envolvente e de fácil navegação, o que deixa o cliente satisfeito com os serviços oferecidos no site ou app. Sendo assim, as chances de recomendarem o seu aplicativo para outras pessoas aumentam, o que também leva ao aumento de clientes. Além disso, se tornarão fiéis à sua marca e serão compradores recorrentes, aumentando o retorno sobre o valor investido. 

2. Economiza tempo e dinheiro

Investindo em Ul e UX Design, há menores chances de seus clientes encontrarem algum problema com seu aplicativo. Um produto perfeito não precisará de atualizações frequentes e, portanto, economiza dinheiro e tempo que você gastaria no desenvolvimento de uma atualização.

3. Ajuda você a entender o público

Durante a criação de Ul e UX Design, você deve entender melhor as necessidades de seus clientes, e pode fazê-lo através de User Stories, que são específicas para isso. Ou seja, o seu design deve ser criado com o foco no seu público-alvo. Por isso, o seu aplicativo ou site deve atrair o público para o qual você o criou. 

Além disso, o design também permite que você segmente seu público, o que é crucial para entender o que cada usuário deseja. Quanto mais você entende as pessoas que estão comprando de você, maiores são as chances de satisfazê-las e torná-las em clientes fiéis.

Opte por uma empresa especializada em UI e UX Design

Ficou interessado em oferecer uma experiência de usuário melhor e mais avançada para os seus clientes? Escolha uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções digitais como a Nkey para transformar o seu negócio.

Saber escolher uma boa empresa, com cases reais de sucesso e já consolidada no mercado trará maiores benefícios a longo prazo, já que as chances de erros ou necessidade de atualizações são bem menores.

Conheça as soluções da Nkey e solicite um orçamento para melhorar a experiência do seu aplicativo e realizar mais vendas!

Outsourcing de TI: reduza o trabalho da sua equipe interna e tenha mais produtividade

Como a terceirização dos trabalhos torna a sua equipe interna mais eficaz, reduz riscos e ainda traz melhores resultados à empresa? Conheça melhor o outsourcing e como ele é feito aqui na Nkey!

O outsourcing, ou terceirização, surgiu como uma necessidade de startups, que precisavam adquirir uma grande força de trabalho rapidamente, mas sem perder a qualidade.

Entretanto, hoje essa solução já está bem alocada na maioria das empresas, principalmente no ramo de desenvolvedores, TI e tecnologia em geral, onde é necessário mais pessoas envolvidas num mesmo projeto. 

Quais são as vantagens de realizar o outsourcing de TI na sua empresa

Além de otimizar tempo e trabalho da sua equipe interna, o outsourcing também permite às empresas a redução de gastos com salários fixos, maior investimentos em máquinas e programas específicos, e menor necessidade de treinar novas pessoas para integrar novas funções. Ou seja, traz maior flexibilidade para as organizações. 

Com a adoção do outsourcing, a empresa tem vantagens competitivas, já que está em contato com as melhores tecnologias e os melhores profissionais dos setores desejados – quando que bem escolhidos, é claro. 

Outra questão importante que o outsourcing de TI favorece é a otimização dos prazos de entrega, possibilitando que os projetos sejam desenvolvidos e entregues dentro das datas combinadas, já que a sua equipe interna poderá respirar e focar 100% do tempo nas demais funções. 

E quando falamos no networking da empresa, o outsourcing também pode trazer benefícios, pois aumenta o contato da sua empresa com o restante do mercado e permite a construção de relações comerciais e corporativas com outros profissionais e empresas do ramo, de forma que possam agregar e somar junto à sua equipe. 

Com isso, a imagem da sua organização torna-se cada vez melhor, possibilitando que ela seja cada vez mais conceituada e indicada a outras pessoas e equipes. 

O que pode ser considerado outsourcing de TI?

O outsourcing numa empresa de TI ocorre a partir do momento em que torna-se necessário terceirizar trabalhos nos projetos em desenvolvimento. Seja pela alta demanda do serviço, para acessar outras tecnologias ou, principalmente, para otimizar tempo dentro da equipe interna. Desse modo, seus funcionários podem focar em questões mais específicas do mesmo projeto, em suas especialidades, sem perder tempo com outras demandas.

Basicamente, você enxerga a necessidade e a possibilidade de terceirizar algumas funções para outras empresas e profissionais especialistas no assunto desejado. É importante destacar que essas tarefas variam muito de acordo com a necessidade de cada empresa, não tendo uma “regra” específica para isso.

O outsourcing também pode ser utilizado quando a equipe interna não possui um especialista para desenvolver determinada tarefa, ou quando ninguém se sente confortável para realizar. Nesses casos, terceirizar um desenvolvedor especialista na função para cuidar desses pontos também é uma ótima alternativa, pois afeta toda a equipe positivamente, otimizando tempo, trabalho e abrindo espaço para maior produtividade. 

Mas o outsourcing de TI necessita cuidados…

As vantagens de optar pelo outsourcing na sua empresa são incontáveis, entretanto, quando falamos do outsourcing de TI, é preciso ficar atento a algumas questões, pois, por menor ou mais rápida que seja a imersão de terceiros no seu negócio, é importante saber que ocorrerão mudanças no fluxo de trabalho

Saber em qual parte do processo será inserido o outsourcing é um dos pontos cruciais, pois é isso que mudará o trabalho de uma corporação. Se não for bem inserido, poderá trazer alguns problemas futuramente, principalmente se foi você quem tomou a decisão de trazê-lo. 

Optar por empresas e profissionais duvidosos ou “baratos” demais poderá te custar mais caro também, pois é um trabalho sério, que precisa seguir a mesma qualidade que a sua equipe interna oferece. Além disso, saber realizar essa “mudança” com seus funcionários também é algo a ser levado em consideração, para que tudo possa ficar o mais transparente possível e haver mudanças para melhor. 

Nesses casos, a Nkey pode te ajudar, pois somos movidos pelo propósito de criar um mundo mais inteligente, trazendo soluções digitais. Desse modo, é isso que buscamos desenvolver em nossas parcerias com os clientes nas estratégias de outsourcing.

Contamos com mais de três anos de experiência e profissionais altamente capacitados. Também acompanhamos todo o projeto do cliente por meio do CS e do desenvolvedor. 

O nosso CTO, Denis Azevedo, pode te explicar melhor como funciona o outsourcing Nkey e por que somos diferentes. Assista:

 

 

Se você necessita de um outsourcing para o seu projeto, conheça melhor os serviços Nkey em nosso site, ou solicite um orçamento com um de nossos especialistas. 

 

Saiba como incluir o PWA no omnichannel

PWA: Saiba por que incluí-lo ao omnichannel

Conheça a metodologia de desenvolvimento que proporcionou um aumento de 104% nas taxas de conversão para novos usuários de uma empresa.

O PWA, ou “aplicativos da web progressivos” é considerado um meio termo entre sites e aplicativos móveis. Dizemos que eles podem oferecer o que há de melhor nos dois mundos porque, com eles, os usuários podem navegar offline, receber notificações de push e outras funcionalidades características dos aplicativos, mas são carregados como sites normais, sem a necessidade de baixar nada no celular. 

São considerados também uma alternativa porque, na atualidade, as pessoas buscam por experiências móveis cada vez mais completas, com o máximo de recursos facilitadores possíveis, entretanto, também se sentem sobrecarregados com a quantidade de aplicativos em seus smartphones. Por isso, grande parte das empresas já adotaram ou estão adotando esse recurso junto aos aplicativos para melhorar a experiência dos usuários. 

Como funciona o PWA?

O que ocorre é que, mesmo se o usuário não optar por baixar o aplicativo de determinada marca/empresa, os sites não possuem a mesma responsividade e rapidez que os aplicativos, e caso a página demore mais que três segundos para carregar, a maioria das pessoas desiste, segundo o próprio Google. Então nesse caso, o PWA apresenta mais uma vantagem, pois têm um desempenho e uma habilidade bem aprimorados em relação aos sites comuns. 

Isso é possível graças às tecnologias combinadas no PWA, que, como dito anteriormente, possibilitam atividades que incluem notificações push, suporte offline, carregamento instantâneo, ícones de atalho como o de aplicativos e baixo uso de dados, além de outras funcionalidades. 

Grandes empresas já têm retorno maior do que esperavam com o PWA

Por essas questões, diversas empresas internacionais já utilizam a tecnologia para aprimorar seus recursos e estão tendo um ROI (retorno sobre o investimento) muito maior do que esperavam. Alguns dos exemplos são o AliExpress, Twitter, Forbes, Lancôme e Alibaba. 

O que ocorreu com a plataforma de e-commerce chinesa, Alibaba, foi um aumento de 76% no total de conversões entre navegadores. Já com a AliExpress, focada em varejo online e pertencente ao mesmo grupo de empresas da Alibaba, foi registrado um aumento de 104% nas taxas de conversão para novos usuários. 

As principais vantagens de investir no PWA

Mesmo não sendo tão completo e customizado de acordo com a necessidade do seu público como os aplicativos, o PWA possui inúmeras vantagens, e é utilizado principalmente para complementar os aplicativos e enriquecer o omnichannel. O investimento para ser desenvolvido e mantido, por exemplo, é um dos pontos a ser levado em consideração, pois é bem menor do que o de um App. Em alguns casos, seu custo pode ser até quatro vezes menor. 

Outro fator determinante é que não necessitam de instalação. Os PWAs são organizados por mecanismos de pesquisa, por isso, têm uma maior capacidade de descoberta. E quando falamos do uso de dados, também utilizam muito menos da metade do que os aplicativos usam. 

A empresa que utiliza o PWA também recebe menos reclamações do suporte, pois isso ocorre quando os usuários não têm a versão mais atualizada de um App, e com essa tecnologia, é possível fazer atualizações quando desejar sem maiores problemas.

De qualquer modo, sabemos que os aplicativos são os protagonistas da atualidade e trazem muitos recursos únicos, mas o PWA pode ser uma grande alternativa a ser levada em consideração, principalmente para complementar a omnicanalidade da sua empresa e oferecer os mais diversos canais, de acordo com o que cada cliente preferir. 

Aqui na Nkey somos especialistas nesse tipo de tecnologia, e você pode solicitar um orçamento com a nossa equipe ou tirar suas dúvidas! Ficaremos felizes em ajudar. 

Aplicativo para e-commerce

Vantagens e tendências para aplicativos de e-commerce

Conheça os fatores determinantes para desenvolver um aplicativo para a sua loja e entenda como eles aumentam sua conversão:

 

É explicitamente notável que o mundo está migrando para o digital mais rapidamente a cada dia, e quem ainda está de fora pode acabar ficando para trás. Recentemente, o Google Shopper Marketing Council realizou uma pesquisa e concluiu que 79% dos usuários de smartphones já fazem suas compras pelo celular, ou seja, a maioria das pessoas já usa aplicativos na hora de comprar. 

Além disso, 65% dos varejistas nos Estados Unidos contabilizaram aumento em sua receita após adotarem os aplicativos móveis em seus negócios, segundo estudo realizado pelo Panorama do Comércio Mobile. Esse fato complementa as estatísticas que dizem que, os Apps geram um aumento de 100% a 300% na hora da conversão, se comparados aos sites, diz matéria publicada pela Ingagge. 

Nesse sentido, o e-commerce é um dos setores que mais se movimenta rumo ao digital, e quem está nesse meio deve estar atento para inovar na mesma velocidade, porque a tendência é crescer cada vez mais. Pensando nisso, aplicativos de e-commerce são um dos pontos de partida, e tornaram-se essenciais para qualquer negócio, pois quem não fizer, poderá perder grandes oportunidades. É inegável que as pessoas já sentem necessidade e facilidade ao realizar suas compras online, seja através de um aplicativo, de um site, de PWA etc. Outro fator relevante a ser considerado é que deve haver essa omnicanalidade tecnológica para atender a todos os perfis. É importante pensar que hoje, cada um tem suas preferências na hora da compra, e oferecer as diversas opções disponíveis é um grande diferencial para qualquer empresa. Foi nesse viés que surgiu a parceria entre a Nkey e a plataforma Flexy, que hoje pode ser considerada uma referência no mundo B2B e marketplace. 

A Flexy, que está há mais de oito anos no mercado, se consolidou como uma plataforma de e-commerce e atua em soluções inteligentes de venda online para indústrias, importadores, distribuidores, varejistas e empresas de serviços. Seu diferencial está na possibilidade de customização conforme a demanda de seus clientes, por isso, atende os mais diversos negócios. A maneira de trabalhar casou com as atividades que a Nkey realiza, agora desenvolvendo aplicativos em cima da plataforma Flexy. Ambas as empresas buscam melhorar a experiência dos usuários oferecendo diferenciais que complementam as regras de negócio de cada um de seus clientes. 

Sobre as principais vantagens de aplicativos de e-commerce 

O que diferencia a parceria entre as duas também é uma das principais vantagens para quem busca ter um aplicativo, que é a possibilidade do usuário estar conectado a qualquer momento e em qualquer lugar, mesmo de modo offline, pois isso traz expansão ao negócio e a todos os canais de compras. 

Considerando que os brasileiros passam em média 4,8 horas por dia em seus smartphones, sendo o segundo país do mundo que mais utiliza o celular, ter um aplicativo para varejo no Brasil tornou-se praticamente obrigatório, esses dados são de acordo com relatório da App Annie. Outras estatísticas também, apresentadas pela Ebanx, mostram que 47% de todo o comércio eletrônico é representado pelo mobile, ou seja, um número bastante expressivo quando se fala em vendas.

Outra questão que o aplicativo facilita é a jornada de compra do cliente para a conversão de vendas. Atualmente, com dois cliques já é possível fazer um pedido. E pensando nisso, os Apps também possibilitam o usuário estar fidelizado à sua marca, tendo benefícios que o fazem comprar mais, além de oferecer um canal prático para interação. Pois, apesar de toda a inovação, as pessoas ainda buscam um atendimento humanizado, preocupado e individual. 

É inegável que estamos em um momento em que a inovação tecnológica é necessária e o aplicativo é uma solução que oferece esses detalhes ao usuário, ele sai mais satisfeito daquela experiência. Além de aumentar a conversão na hora da compra, como já citado anteriormente, aos olhos dele, melhora a credibilidade da sua empresa. Quando você tem um aplicativo, está levando uma solução mais completa ao mercado. São fatores que melhoram o branding, a construção da marca etc, podemos dizer que são ganhos intangíveis.

Por isso, a parceria da Flexy powered by Nkey, busca atender o cliente de maneira que se adeque às vontades e necessidades de cada um. O trabalho é customizado particularmente para cada negócio, de modo que os profissionais sentam, desenham e mapeiam cada projeto de forma diferenciada.

A questão do marketing de uma empresa também pode ser facilitada por um App, já que ele permite o envio de notificações em tempo real. Desse modo, é fácil e rápido enviar novas promoções, por exemplo, que servem como gatilho para que o usuário realize uma nova compra. Sem falar de outros avisos importantes aos clientes, como atualizações do pedido etc.

Quando falamos do mundo B2B, para lojistas e marketplace, há uma exigência ainda maior quanto ao que será recebido. Um aplicativo melhora a relação entre esses dois profissionais, trazendo mais proximidade e facilidade na comunicação também. 

Qual o investimento necessário para aplicativos de e-commerce?

A diretora comercial e marketing da Flexy, Sharon Godinho, evidencia o fato de que existe um investimento à parte para isso, e que pode variar muito conforme o nível de personalização, integrações necessárias e a tecnologia por trás. Em contrapartida, abrir as portas do código interno para a flexibilidade não é qualquer empresa que faz, e levar uma experiência do cliente para um próximo nível para estar à frente é sempre uma vantagem.

O investimento em uma solução aplicativo + plataforma pode não ser tão barato, mas existem principalmente os ganhos, que nesse caso são incontáveis. Se analisar o retorno sobre o investimento, é enorme, porque as pessoas estão cada vez mais responsivas, querem tudo mais rápido, então quando o usuário precisa esperar cinco minutos ou mais para realizar uma compra, ele desiste

Um dos desafios apontados pela Flexy é o processamento rápido das informações. Para Sharon, essa é uma ida sem volta na tecnologia, e um exemplo são os supermercados que já possuem vendas onlines. Os desafios não são apenas tecnológicos, mas sim na demanda e entrega, pois as pessoas sempre esperam um atendimento diferenciado. Considerando isso, ter um aplicativo torna-se indispensável hoje no mundo B2B, principalmente porque a maioria dos acessos do Google já são feitos através de mobile. 

Quando mesmo com esses fatores o cliente não está convencido de integrar um aplicativo, a Nkey aponta outra solução para o e-commerce, que seria o PWA, um ícone mobile que fica na tela principal do seu celular, entretanto, não consideram a melhor opção, pois não oferece as funcionalidades e a particularidade que um aplicativo oferece. Essa opção já não se adequa ao que cada negócio necessita.

Quais as tendências para o mundo B2B e marketplace?

Sobre as tendências do e-commerce para o futuro, um dos sócios da Flexy e Conselheiro da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB SC), Cristiano Chaussard, afirma que o Brasil está no meio de um processo de omnicanalidade que se completa ainda mais com a pandemia. Para ele, é imprescindível que as empresas ofereçam diversos canais para que o cliente seja atendido da melhor forma, tanto no processo de venda quanto no pós-venda. Ele chama a atenção para o fato de que grandes marcas começaram esse processo há bastante tempo já no país, e como maior exemplo temos hoje a Magazine Luiza. 

A tendência para as pequenas e médias marcas é entrar de vez nesse processo de omnicanalidade, pois quem não fizer estará em risco. Por mais que a legislação do Brasil não ajude, além de envolver muitos sistemas e integrações, é um processo necessário, principalmente aos representantes comerciais, que funciona como ferramenta de trabalho. 

Já para as grandes marcas, a tendência é que possibilitem aos clientes fazer suas compras através de sistema de voz. Como exemplo temos a Amazon, que já oferece ao usuário fazer suas compras apenas falando com o assistente de voz. 

É importante notar e aceitar os processos pelos quais o meio comercial vem passando, e por mais que algumas pessoas ainda estejam resistentes às inovações, é fato que uma hora precisarão enfrentá-las. O melhor é que seja o quanto antes e com todo o suporte necessário, para que o caminho se torne cada vez mais fácil. 

 

E se você está encarando esse processo de omnicanalidade agora e deseja que sua empresa evolua junto ao mercado, conheça melhor os serviços oferecidos pela Nkey e solicite um orçamento gratuito com a gente.

Metodologia Ágil: Descubra o que é, quais as opções e seus benefícios

A gestão de projetos ganhou novos valores no começo dos anos 2000 com o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, documento responsável por revolucionar o modo como o planejamento era feito e executado. Confira neste artigo o que é Metodologia Ágil, quais os tipos usados hoje e suas vantagens:

 

O que é Metodologia Ágil

Metodologia Ágil é uma prática organizacional de projetos, estruturada em ciclos curtos e rápidos e facilmente adaptáveis às mudanças. Isto permite que as equipes e a gestão consigam encaixar suas tarefas e responsabilidades com maior simplicidade em caso de imprevistos, por exemplo.

Hoje, existe um conjunto inteiro de Metodologias Ágeis disponíveis. Você pode escolher e adaptar a metodologia que melhor responde às suas necessidades, de acordo com as vantagens e benefícios de cada uma.

O principal objetivo das Metodologias Ágeis é a entrega rápida e de qualidade dos serviços ou produtos, possibilitando ajustes constantes, se necessários. Um dos principais valores das Metodologias Ágeis é a interação, manter a equipe sempre se comunicando é fundamental para que este tipo de gestão de projetos funcione. Para isso, dois rituais são importantíssimos: a reunião diária e o planejamento semanal.

A bíblia das Metodologias Ágeis é o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software. Elaborado em meados de 2001, este documento revolucionou a gestão de projetos trazendo os 4 pilares das Metodologias Ágeis:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação e contrato;
  • Responder a mudanças é mais importante que seguir o plano.

Não se engane pelo nome do manifesto publicado, pois, as Metodologias Ágeis não se aplicam exclusivamente ao desenvolvimento de softwares. Atualmente, este tipo de gestão é aplicado em áreas como as do marketing digital, suporte, atendimento ao cliente e muitas outras que exigem um planejamento mais elaborado.

Metodologias Ágeis vs Metodologias Tradicionais

As Metodologias Ágeis surgiram como alternativa às metodologias tradicionais de gestão, que eram  mais usadas em projetos de arquitetura e contavam com métodos muito mais manuais e demorados. Em contraste com as metodologias tradicionais, as Metodologias Ágeis focam na interatividade entre toda a equipe responsável.

Os recursos tradicionais são, em sua maioria, lentos e responsáveis por boa parte dos atrasos nos projetos. E no mundo moderno existe pouco tempo livre para desperdiçar, por isso a importância da agilidade, em comparação.

Além da aderência, a qualidade das entregas também aumenta. As Metodologias Ágeis garantem correções rápidas, caso necessárias, e uma maior cooperação entre a equipe.

Por fim, todo o processo que antes era feito na caneta e papel, e ficava sob a responsabilidade de uma única pessoa, hoje é feito no espaço virtual e conta com a presença até mesmo do cliente.

As metodologias Ágeis mais usadas no mercado

Toda a concepção de Metodologia Ágil é bastante extensa e, por isso, permite a existência de mais de uma modelo. Temos, hoje, então, uma boa variedade de processos ágeis de gestão para escolher.

Todos seguem a mesma ideia de agilidade, porém, podem servir para projetos, necessidades e pessoas diferentes. Conheça agora os tipos de Metodologias Ágeis mais usadas e as suas principais vantagens:

1. Scrum

O processo mais famoso e mais utilizado, o Scrum envolve 3 principais funções que são cumpridas pelo product owner (quem gerencia o backlog), scrum master (quem organiza o projeto) e development team (a equipe responsável pelas entregas). Todos juntos formam o scrum team.

Todo o processo de scrum é dividido por sprints, que são espaços de tempo para a execução do projeto, geralmente semanais ou quinzenais. Dentro das sprints acontecem 4 principais  cerimônias (ou reuniões) : O planning, a daily, a review e a retrospectiva.

As reuniões servem para alinhar as atividades do dia e da sprint, no geral. A dinâmica do scrum é ótima para reorganizar prioridades, sem falar da transparência do processo que possibilita que todos os membros de um time consigam acompanhar o projeto do começo ao fim.

2. Kanban

Extremamente adaptável, o Kanban vem ganhando cada vez mais espaço como Metodologia Ágil no mercado. Pode servir para qualquer tipo de projeto, independente dos usuários e setor.

Atrelado ao conceito de just in time, o Kanban é executado em um quadro ou tabela, onde os fluxos de produção de um projeto são divididos em colunas. Na maioria das vezes é feito de forma bem básica, porém eficiente.

Esta metodologia exige comunicação e transparência entre os responsáveis do projeto, assim todos conseguem acompanhar as fases de execução. A visualização das tarefas, no geral, é um ponto positivo do Kanban.

3. Extreme Programming (XP)

A metodologia de Programação Extrema é mais específica para as áreas de TI, e tem esse nome pois pega elementos benéficos da programação tradicional e os eleva ao “extremo”. É uma metodologia altamente adaptável, excelente para projetos nos quais os requisitos estão em constante mudança.

O grande foco do método é o incentivo à adoção de uma série de boas práticas para engenharia de software, além de um conjunto de comportamentos e atitudes. Seus alicerces são a simplicidade desde o levantamento de requisitos até a entrega da solução; a comunicação obrigatória para que não haja gargalos; o feedback entre os membros do time e também com o cliente; a coragem para saber dizer não quando necessário; e o respeito por si e pelos outros em entregar a melhor solução possível.

Os benefícios e vantagens das Metodologias Ágeis

Agora que você conhece as principais Metodologias Ágeis usadas hoje em dia, confira os benefícios e vantagens de adotar estes processos de gestão no seu negócio e saiba como aplicá-los na prática.

1. Colaboração entre os membros do time

Como comentado, as Metodologias Ágeis facilitam a comunicação entre os membros da equipe. Assim, a colaboração fica muito mais prática e transparente. Isso porque, para que os projetos sejam bem estruturados, é necessário que os colaboradores troquem informações entre si.

Desse jeito, o trabalho em equipe fica muito mais forte e consolidado, ajudando também na resolução de problemas.

2. Controle de prazos e gastos

Na maior parte das vezes, durante a elaboração de um projeto, apenas o escopo é pensado e determinado. Enquanto isso, os gastos e prazos acabam sendo deixados de lado e lembrados apenas durante a execução do projeto em si.

Usando as Metodologias Ágeis, fica mais fácil otimizar prazos e custos porque estes são determinados já no começo do processo.

No fim do projeto, a equipe terá menos chances de ser prejudicada por atrasos ou gastos extras.

3. Acompanhamento do cliente

Adotando os processos ágeis, os clientes conseguem acompanhar o andamento do projeto e alinhar expectativas durante o processo. Assim, gasta-se menos tempo em caso de alterações, porque não aconteceriam apenas ao fim do projeto. Isso propicia um feedback mais rápido sobre o projeto.

As Metodologias Ágeis otimizam esta questão através das troca constante de informação entre equipe e cliente.

As Metodologias Ágeis nos Cases de sucesso da Nkey

A cada projeto que iniciamos, identificamos os requisitos e avaliamos qual a melhor metodologia para entregar a solução com a maior agilidade. Dois dos métodos que utilizamos com mais frequência são o Scrum e o Kanban

Nos cases da Exekuta e Beleza Até Você por exemplo, utilizamos como base o Scrum.  Em ambos os casos desenvolvemos plataformas para marketplaces de serviços, e com a ajuda da metodologia organizada em sprints pudemos otimizar nosso tempo de desenvolvimento e atender as necessidades de reorganização de demandas com muito mais clareza e envolvimento do time.

Já no caso da Arteris , estamos aplicando a metodologia Kanban enquanto trabalhamos na sustentação do sistema de gestão que eles utilizam, para que todos fiquem à par do andamento do projeto com grande facilidade.

E ainda temos exemplos de cases onde foi necessário trocar de metodologia, como no caso da Vendee, uma plataforma de gestão comercial. Nesse projeto, iniciamos com uma metodologia híbrida, ainda utilizando alguns métodos tradicionais, e depois retomamos com Scrum, adotando de vez um processo ágil.

Neste artigo você conheceu o conceito de Metodologia Ágil, seus principais modelos e benefícios. Estes processos revolucionaram a gestão de projetos em inúmeros segmentos e a tendência é que sejam cada vez mais comuns no dia a dia de empresas de tecnologia, especialmente.

Saiba como essas metodologias podem ser aplicadas no desenvolvimento dos seus projetos pelo nosso time aqui da Nkey. Encontre a solução certa para você. Venha conversar com a gente!