Como o UI e UX influenciam as ações do usuário dentro de uma plataforma?

Depois de compreender melhor o que é a onda que vem transformando o mundo das tecnologias e a importância do UI e UX Design no nosso post anterior, devemos mergulhar de cabeça para entender também como esse trabalho influencia na vida das pessoas e dos web navegadores, além de descobrir qual é o seu futuro.

 

Você deve concordar que a comunicação é um dos principais motivos pelos quais as pessoas recorrem a sites e aplicativos, e seu fluxo tem um grande impacto na vida do usuário, desde bate-papos pessoais com familiares e amigos até conferências online profissionais e negociações comerciais — vimos isso mais do que nunca agora com a pandemia de covid-19

Criando a experiência do usuário para este propósito, os designers devem estudar as necessidades do público e oferecer as soluções adequadas que tornem o produto útil para o contato com outras pessoas.

Se você parar para pensar, verá que são “simples” ferramentas das quais todos temos contatos diariamente, porém, não nos damos conta sobre o que são ou o que fazem para influenciar em ideias e decisões. Por isso, o CXO da Nkey, Thomaz Gonçalves, mas mais conhecido como Thoz, pode nos dar uma luz para compreender melhor o direcionamento deste trabalho realizado. 

Como funciona o UI e UX Design?

Como todo projeto, ele passa por um processo de criação em que as ferramentas, teorias e conceitos são direcionadas para um objetivo, imaginando como desejam que as pessoas se comportem de acordo com o que está sendo construído. Thoz afirma que, muitas vezes, é difícil acertar de primeira, mesmo pensando nessa experiência que o usuário terá. Por isso, os feedbacks são tão importantes e dão direcionamentos melhores sobre o que precisa ser alterado e melhorado. 

Para ele, o valor, propósito e disciplina que o UX entrega às pessoas está bastante conectado com a responsabilidade que os profissionais sentem sobre como a comunidade — que envolve pessoas de diferentes níveis, estudantes, empresas e mais — estará se desenvolvendo daqui para frente. Pois, esse mercado deve estar cada vez mais sério e profissional, sem promessas ou amadorismo que podem iludir quem tem interesse em ingressar nele. 

Na percepção dele, o olhar das pessoas sobre o profissional de design já evoluiu muito nos últimos anos., Agora, elese agora não são mais vistos como simplesmente as pessoas que dão uma opinião sobre a experiência do usuário, mas sim profissionais pessoas que estão ali para desenvolver trabalhos sérios.

Qual influência o UI e UX Design possuem na vida das pessoas?

Atualmente, o mundo possui uma série de aplicativos e ferramentas que permitem aos profissionais trabalhar com eficiência em diferentes lugares. Isso cria novos contatos comerciais e apoia uma grande variedade de projetos internacionais. E, a propósito, define o terreno para a criação de novos locais de trabalho, aumento de lucros e desenvolvimento do bem-estar que, sem dúvida, parece um valor confiável. As plataformas, aplicativos, ferramentas e softwares que permitem a especialistas de diferentes cidades, países e continentes operarem em um grande número de atividades profissionais, todos contam com designers de experiência do usuário por trás deles.

Além disso, segundo nosso CXO, o design tem um papel tão relevante quanto qualquer outra disciplina na “cadeia”, mesmo que as pessoas não percebam. Afinal, quando os usuários não têm boas experiências, as empresas não vendem, os funcionários ficam sem empregos e por aí vai. É um ciclo repetitivo, onde uma coisa depende da outra, mas as empresas, principalmente, já dependem muito dessas inovações para se manter no mercado. 

Todos os dias, ao usar coisas básicas e simples como alarmes, plataformas de notícias, aplicativos de vídeo ou tocadores de música, a maioria dos usuários nem imagina que a simplicidade dessas interfaces e navegação que tornam todo o fluxo intuitivo é o resultado de um trabalho minucioso que leva muitas horas. Os designers de experiência do usuário são aqueles que precisam desenvolver esses produtos úteis e agradáveis ​​de usar no equilíbrio entre conteúdo aplicado, público-alvo e objetivos de negócios.

Mas engana-se quem pensa que esse trabalho consiste apenas em desenvolver o design. A pesquisa do usuário é uma das partes centrais do UI e UX design, e um dos objetivos é encontrar as soluções para problemas que podem tornar o uso do produto difícil e complicado para algumas categorias de usuários.

Por que a pesquisa é tão importante?

A parte da pesquisa, por exemplo, é um dos pontos que Thoz traz como o principal, pois sem entender e ter clareza sobre o problema ou a solução que precisa ser resolvida, é praticamente impossível desenvolver algo que irá se encaixar. 

Após isso, outro erro bastante comum apontado por ele é quando as pessoas não conseguem continuar esses projetos para entregar. Um design não é feito somente de pesquisa e nem de solução, mas sim do conjunto para que possa se tornar completo, e aí, a partir dos testes, realizar as melhorias.

O que o UI e UX prometem para o futuro?

Quando falamos sobre as mudanças que o UX e UI Design trouxeram ao mundo, Thoz pontua muito a área da saúde, em que hoje é possível acessarmos as plataformas digitais para marcar consultas, ver horários e fazer diversas outras funções, o que facilitou 100% a vida das pessoas. 

Outro exemplo são as plataformas de educação, que mostraram-se mais eficazes do que nunca agora com a pandemia do covid-19. Mas para ele, os designers também precisam se preocupar com os negócios, e não apenas com a execução em si, justamente para conseguir dar esse salto junto à evolução que o mundo tem visto nessa área. Nesse momento, tem-se um ambiente bastante promissor e aberto às diversas ideias de inovação. 

Para o futuro, ele acredita que essa revolução no mercado financeiro e tecnológico – como blockchains, criptomoedas e etc. –  são apenas uma parte do que o Design pode fazer para o mundo. Existem infinitas possibilidades para trabalhar com essas interfaces e expandir ainda mais os negócios. 

E aí, ficou interessado em desenvolver uma experiência de usuário interessante para o seu site ou plataforma? Fale com a gente! Aqui na Nkey, desenvolvemos diversas soluções digitais e você pode se tornar nosso parceiro!