Engenharia de Requisitos: entenda sua importância nos projetos de software

A Engenharia de Requisitos é indispensável para garantir o sucesso no desenvolvimento de qualquer sistema. Descubra neste artigo o que é a Engenharia de Requisitos e como a aplicamos na Nkey.

Na construção de um software, há diversos processos envolvidos para garantir que o projeto tenha seu objetivo alcançado. A primeira etapa do processo consiste em definir um conjunto de requisitos necessários para a construção de um sistema. Os requisitos podem ser descritos de diferentes maneiras: podemos usar a abordagem tradicional ou até mesmo uma abordagem ágil. A escolha da abordagem dependerá do tipo de software do processo de desenvolvimento que será adotado. Independente da abordagem utilizada, o artefato de requisitos será o guia para os objetivos, serviços e restrições do sistema.

O que são requisitos?

Podemos definir os requisitos como um conjunto de descrições, não ambíguas, que expressam as necessidades dos clientes e usuários do sistema. Assim como questões referente ao funcionamento e não funcionamento, por exemplo: usabilidade, leis e desempenho. Considerando a sua importância, a falta do entendimento ou descrição clara desses requisitos podem acarretar problemas em todo o desenvolvimento de software.

Levantamento e análise dos requisitos 

Nessa fase, o cliente, juntamente com a equipe responsável pelo projeto, levanta as necessidades dos usuários do software, informações gerais sobre sistemas já utilizados na empresa, legislação, etc. Afinal, o principal objetivo deste processo é guiar o projeto.

Após o levantamento dos requisitos, é necessário que eles sejam analisados para que se tenha clareza sobre como eles serão utilizados na modelagem do software. 

Portanto, todo este processo de descobrir, analisar, documentar e verificar as necessidades do sistema é chamado de Engenharia de Requisitos. 

O que é a Engenharia de Requisitos afinal?

Todo este processo de coletar, analisar, documentar e gerenciar os requisitos é o que chamamos de Engenharia de Requisitos. Com essa metodologia, é possível gerenciar todas as exigências necessárias para que o sistema seja desenvolvido e se mantenha alinhado com as necessidades e demandas dos usuários, entregando qualidade e agilidade na construção do software. 

Como utilizamos a Engenharia de Requisitos na Nkey?

Na Nkey, todos nossos projetos utilizam da Engenharia de Requisitos para garantir a performance dos sistemas. Então, levantamos os requisitos juntamente com o cliente, que participa ativamente da construção em todas as etapas. 

Assim, garantimos que nossas entregas estejam alinhadas com os objetivos do cliente, garantindo sua satisfação e o sucesso do seu projeto. Conheça nossas soluções e venha criar conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *