Metodologia Ágil: Descubra o que é, quais as opções e seus benefícios

A gestão de projetos ganhou novos valores no começo dos anos 2000 com o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, documento responsável por revolucionar o modo como o planejamento era feito e executado. Confira neste artigo o que é Metodologia Ágil, quais os tipos usados hoje e suas vantagens:

 

O que é Metodologia Ágil

Metodologia Ágil é uma prática organizacional de projetos, estruturada em ciclos curtos e rápidos e facilmente adaptáveis às mudanças. Isto permite que as equipes e a gestão consigam encaixar suas tarefas e responsabilidades com maior simplicidade em caso de imprevistos, por exemplo.

Hoje, existe um conjunto inteiro de Metodologias Ágeis disponíveis. Você pode escolher e adaptar a metodologia que melhor responde às suas necessidades, de acordo com as vantagens e benefícios de cada uma.

O principal objetivo das Metodologias Ágeis é a entrega rápida e de qualidade dos serviços ou produtos, possibilitando ajustes constantes, se necessários. Um dos principais valores das Metodologias Ágeis é a interação, manter a equipe sempre se comunicando é fundamental para que este tipo de gestão de projetos funcione. Para isso, dois rituais são importantíssimos: a reunião diária e o planejamento semanal.

A bíblia das Metodologias Ágeis é o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software. Elaborado em meados de 2001, este documento revolucionou a gestão de projetos trazendo os 4 pilares das Metodologias Ágeis:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação e contrato;
  • Responder a mudanças é mais importante que seguir o plano.

Não se engane pelo nome do manifesto publicado, pois, as Metodologias Ágeis não se aplicam exclusivamente ao desenvolvimento de softwares. Atualmente, este tipo de gestão é aplicado em áreas como as do marketing digital, suporte, atendimento ao cliente e muitas outras que exigem um planejamento mais elaborado.

Metodologias Ágeis vs Metodologias Tradicionais

As Metodologias Ágeis surgiram como alternativa às metodologias tradicionais de gestão, que eram  mais usadas em projetos de arquitetura e contavam com métodos muito mais manuais e demorados. Em contraste com as metodologias tradicionais, as Metodologias Ágeis focam na interatividade entre toda a equipe responsável.

Os recursos tradicionais são, em sua maioria, lentos e responsáveis por boa parte dos atrasos nos projetos. E no mundo moderno existe pouco tempo livre para desperdiçar, por isso a importância da agilidade, em comparação.

Além da aderência, a qualidade das entregas também aumenta. As Metodologias Ágeis garantem correções rápidas, caso necessárias, e uma maior cooperação entre a equipe.

Por fim, todo o processo que antes era feito na caneta e papel, e ficava sob a responsabilidade de uma única pessoa, hoje é feito no espaço virtual e conta com a presença até mesmo do cliente.

As metodologias Ágeis mais usadas no mercado

Toda a concepção de Metodologia Ágil é bastante extensa e, por isso, permite a existência de mais de uma modelo. Temos, hoje, então, uma boa variedade de processos ágeis de gestão para escolher.

Todos seguem a mesma ideia de agilidade, porém, podem servir para projetos, necessidades e pessoas diferentes. Conheça agora os tipos de Metodologias Ágeis mais usadas e as suas principais vantagens:

1. Scrum

O processo mais famoso e mais utilizado, o Scrum envolve 3 principais funções que são cumpridas pelo product owner (quem gerencia o backlog), scrum master (quem organiza o projeto) e development team (a equipe responsável pelas entregas). Todos juntos formam o scrum team.

Todo o processo de scrum é dividido por sprints, que são espaços de tempo para a execução do projeto, geralmente semanais ou quinzenais. Dentro das sprints acontecem 4 principais  cerimônias (ou reuniões) : O planning, a daily, a review e a retrospectiva.

As reuniões servem para alinhar as atividades do dia e da sprint, no geral. A dinâmica do scrum é ótima para reorganizar prioridades, sem falar da transparência do processo que possibilita que todos os membros de um time consigam acompanhar o projeto do começo ao fim.

2. Kanban

Extremamente adaptável, o Kanban vem ganhando cada vez mais espaço como Metodologia Ágil no mercado. Pode servir para qualquer tipo de projeto, independente dos usuários e setor.

Atrelado ao conceito de just in time, o Kanban é executado em um quadro ou tabela, onde os fluxos de produção de um projeto são divididos em colunas. Na maioria das vezes é feito de forma bem básica, porém eficiente.

Esta metodologia exige comunicação e transparência entre os responsáveis do projeto, assim todos conseguem acompanhar as fases de execução. A visualização das tarefas, no geral, é um ponto positivo do Kanban.

3. Extreme Programming (XP)

A metodologia de Programação Extrema é mais específica para as áreas de TI, e tem esse nome pois pega elementos benéficos da programação tradicional e os eleva ao “extremo”. É uma metodologia altamente adaptável, excelente para projetos nos quais os requisitos estão em constante mudança.

O grande foco do método é o incentivo à adoção de uma série de boas práticas para engenharia de software, além de um conjunto de comportamentos e atitudes. Seus alicerces são a simplicidade desde o levantamento de requisitos até a entrega da solução; a comunicação obrigatória para que não haja gargalos; o feedback entre os membros do time e também com o cliente; a coragem para saber dizer não quando necessário; e o respeito por si e pelos outros em entregar a melhor solução possível.

Os benefícios e vantagens das Metodologias Ágeis

Agora que você conhece as principais Metodologias Ágeis usadas hoje em dia, confira os benefícios e vantagens de adotar estes processos de gestão no seu negócio e saiba como aplicá-los na prática.

1. Colaboração entre os membros do time

Como comentado, as Metodologias Ágeis facilitam a comunicação entre os membros da equipe. Assim, a colaboração fica muito mais prática e transparente. Isso porque, para que os projetos sejam bem estruturados, é necessário que os colaboradores troquem informações entre si.

Desse jeito, o trabalho em equipe fica muito mais forte e consolidado, ajudando também na resolução de problemas.

2. Controle de prazos e gastos

Na maior parte das vezes, durante a elaboração de um projeto, apenas o escopo é pensado e determinado. Enquanto isso, os gastos e prazos acabam sendo deixados de lado e lembrados apenas durante a execução do projeto em si.

Usando as Metodologias Ágeis, fica mais fácil otimizar prazos e custos porque estes são determinados já no começo do processo.

No fim do projeto, a equipe terá menos chances de ser prejudicada por atrasos ou gastos extras.

3. Acompanhamento do cliente

Adotando os processos ágeis, os clientes conseguem acompanhar o andamento do projeto e alinhar expectativas durante o processo. Assim, gasta-se menos tempo em caso de alterações, porque não aconteceriam apenas ao fim do projeto. Isso propicia um feedback mais rápido sobre o projeto.

As Metodologias Ágeis otimizam esta questão através das troca constante de informação entre equipe e cliente.

As Metodologias Ágeis nos Cases de sucesso da Nkey

A cada projeto que iniciamos, identificamos os requisitos e avaliamos qual a melhor metodologia para entregar a solução com a maior agilidade. Dois dos métodos que utilizamos com mais frequência são o Scrum e o Kanban

Nos cases da Exekuta e Beleza Até Você por exemplo, utilizamos como base o Scrum.  Em ambos os casos desenvolvemos plataformas para marketplaces de serviços, e com a ajuda da metodologia organizada em sprints pudemos otimizar nosso tempo de desenvolvimento e atender as necessidades de reorganização de demandas com muito mais clareza e envolvimento do time.

Já no caso da Arteris , estamos aplicando a metodologia Kanban enquanto trabalhamos na sustentação do sistema de gestão que eles utilizam, para que todos fiquem à par do andamento do projeto com grande facilidade.

E ainda temos exemplos de cases onde foi necessário trocar de metodologia, como no caso da Vendee, uma plataforma de gestão comercial. Nesse projeto, iniciamos com uma metodologia híbrida, ainda utilizando alguns métodos tradicionais, e depois retomamos com Scrum, adotando de vez um processo ágil.

Neste artigo você conheceu o conceito de Metodologia Ágil, seus principais modelos e benefícios. Estes processos revolucionaram a gestão de projetos em inúmeros segmentos e a tendência é que sejam cada vez mais comuns no dia a dia de empresas de tecnologia, especialmente.

Saiba como essas metodologias podem ser aplicadas no desenvolvimento dos seus projetos pelo nosso time aqui da Nkey. Encontre a solução certa para você. Venha conversar com a gente!