Como um MVP auxilia nos projetos e por que desenvolvê-lo antes da sua ideia?

Para começar, é necessário saber que um MVP (produto viável mínimo) é a primeira coisa que você faz ao desenvolver um aplicativo. Ele o ajudará a economizar dinheiro e tempo criando um produto que atenda às necessidades reais do usuário e evolua dinamicamente com base no feedback desta comunidade. 

Além disso, o MVP também é uma excelente maneira de encontrar um produto que se encaixe perfeitamente no mercado de acordo com o que é realmente relevante para seu público-alvo.

Mas vamos entender mais a fundo como ele auxilia nos projetos das empresas e por que você deve buscá-lo antes de qualquer ideia de negócio!

 

O que é e como funciona um MVP?

Um produto mínimo viável (MVP) é uma versão básica e lançável de um produto que suporta recursos mínimos, porém básicos e necessários, e irá definir a proposta de valor. 

O MVP geralmente é criado com o objetivo de acelerar o time to market (tempo gasto no desenvolvimento), atrair early adopters (usuários abertos à experimentos) e engajar investidores. Depois de lançado, os criadores desses produtos coletam o feedback inicial do usuário que interage com essa ideia inicial para corrigir todos os bugs e melhorar a experiência. 

No desenvolvimento de aplicativos móveis, onde é muito utilizado, o MVP é uma versão básica do app com a funcionalidade principal necessária para demonstrar o valor essencial do produto. 

Com isso, a equipe pode reunir informações e conhecimentos necessários sobre as preferências dos usuários, necessidades reais e expectativas. O MVP, sobretudo, ajuda a testar, projetar e entregar o produto final mais completo para que receba menos comentários negativos. 

Assim sendo, um bom MVP pode ser caracterizado por 5 adjetivos: 

  • utilizável, pois permite que os testes sejam práticos e precisos;
  • econômico, porque o custo de produção é menor e permite ajustes antes mesmo do lançamento final;
  • funcional, por ser bastante prático e haver diversas possibilidades para mexer com ele;
  • confiável, por permitir entender se é o que o seu público espera.

Por isso, ao buscar uma empresa para desenvolver esse projeto, é preciso estar atento às avaliações de antigos clientes para ter certeza de que estará entregando o seu projeto em um local confiável.

 

Por que desenvolver um MVP?

Até aqui você já entendeu que Iniciar sua jornada de desenvolvimento com um produto mínimo viável é uma boa ideia, pois beneficia o seu negócio. Mas veja a seguir os principais motivos pelos quais você precisa de um MVP para a sua ideia:

 

Custo de desenvolvimento 

A abordagem do MVP é baseada na ideologia de uma startup enxuta, o que significa que o produto deve ser construído, inicialmente, com os principais recursos contando com um orçamento mínimo. Como ele está focado apenas na funcionalidade principal, o custo de desenvolvimento será significativamente menor. 

 

Oportunidade de realizar testes iniciais 

Esse projeto permite que os criadores testem a ideia do produto no estágio inicial de desenvolvimento e comprovem o conceito, como já dito anteriormente. E isso é uma ótima oportunidade para descobrir se a criação ressoa com um público-alvo e investigar a resposta dos usuários a ele.

 

O desenvolvimento já é baseado em avaliações

Como você viu, o que há de mais valioso no MVP é que ele permite coletar feedback e opiniões sobre o que os usuários em potencial desejam que seu produto seja. Ele permite que os desenvolvedores aprendam e pesquisem constantemente as necessidades da comunidade e desenvolvam o produto passo a passo de acordo com esse feedback.

Dessa maneira, você também deve concordar que é muito mais fácil chegar a um lançamento de sucesso quando ele realmente acontecer, pois as chances de haver erros ou rejeição do público são praticamente nulas. 

 

Menos tempo de desenvolvimento

O MVP leva muito menos tempo quando é planejado, o que significa menores custos de desenvolvimento e menor tempo de lançamento no mercado. Posteriormente, você pode coletar o feedback do usuário e avançar na criação de um produto completo e pronto para o mercado. Tudo isso acelera a implantação geral da sua ideia.

 

Relação precoce com o cliente

Você sabe que o tempo desempenha um papel significativo nos negócios, não é?! E o MVP ajuda a envolver novos usuários e partes interessadas no estágio inicial do desenvolvimento. Os primeiros adeptos divulgarão o seu produto e darão um feedback inestimável. O que poderia ser melhor para tornar o seu produto 100% aceito pelo cliente?

 

Desenvolva o seu MVP com a Nkey

Mesmo sendo somente um projeto, o desenvolvimento de um MVP é uma tarefa bastante séria, que, como você também já sabe, deve ser feita por uma empresa comprometida, que possui experiência e tempo de mercado, como a Nkey.

A Nkey é especialista no desenvolvimento de soluções digitais acessíveis e eficazes e está há anos transformando os negócios de parceiros! 

Nós começamos o trabalho com o design sprint experience para avançar do problema em direção ao desenvolvimento do protótipo da solução, que é onde entra o MVP. Como você viu, a função de um produto viável é realizar hipóteses e experiências nesses protótipos. É a fase de testes, ajustes e insights que trazem aprendizados tanto ao cliente parceiro quanto à nossa equipe. Posteriormente, entra o nosso processo de scale up para agilizar o crescimento do seu produto de maneira sustentável e correta. Por fim, utilizamos o data universe para explorar os dados, resultados e traçar novas estratégias para qualquer etapa do projeto de maneira eficaz e inteligente. 

Entenda melhor como funciona o nosso trabalho com o MVP Factory da Nkey e avance em direção à sua ideia.

Método E2E de trabalho

Veja alguns parceiros que já desenvolveram com a Nkey

Alguns dos clientes parceiros dos quais desenvolvemos um MVP de sucesso foram:

  • Aplicativo Beleza até você: para agendamentos de serviços de beleza, como unhas, cabelo, massagem, maquiagem, estética facial e mais;
  • Vendee: plataforma de produtividade em vendas, uma aliada ao marketing digital de diversas empresas;
  • Bilds: uma plataforma que reúne os especialistas da construção civil em um só lugar para encontrar projetistas, arquitetos, engenheiros, construtoras, estudantes e fabricantes com o mesmo propósito;
  • Vagga: aplicativo para reservar vagas de estacionamento e conectar milhares de usuários com estacionamentos privados de todo o Brasil. 

Entre em contato com a Nkey para solicitar um orçamento do seu MVP agora mesmo!