O que a Nkey e Snowflake trazem de benefício para quem contrata? Entenda o conceito de Data Universe

Quer conhecer melhor o que é o Data Universe (Nkey + Snowflake) e os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio?  Criamos esse artigo para te ajudar a entender tudo isso, confira: 

O Data Universe trata propriamente de todo o universo de dados onde dispomos de um dashboard de dados, organizados por profissionais engenheiros de dados, cientistas de dados e por arquitetos de dados, desse modo você obtém armazenamento e backup  de dados brutos, execução de aplicativos de software, simplificando a forma como as informações são compartilhadas e obtendo dados estratégicos, para tomada de decisões assertivas. 

É inegável que a análise de dados é um dos pontos mais importantes para o funcionamento das empresas. Seja para realizar tarefas diárias ou tomar decisões importantes, os dados que sua empresa coleta usando qualquer variedade de software e aplicativos provavelmente são críticos para as operações realizadas. 

O que é o Data Universe? 

O Data Universe é uma ampla gama de soluções e serviços que fornecem acesso a dados, informações e programas de software de qualquer dispositivo conectado à internet, como um computador ou dispositivo móvel.

Com as soluções baseadas em nuvem, é possível que os usuários façam upload e download de arquivos por meio de um sistema de armazenamento privado e seguro, com acesso que pode ser controlado por sua empresa ou organização.

Ou seja, basicamente, é uma solução tecnológica que permite acesso a dados a qualquer momento em qualquer dispositivo conectado à Internet – e dimensiona facilmente o crescimento da sua empresa por meio dessas informações. 

Nesse sentido, é fácil compreender por que as organizações estão, cada vez mais, aderindo  essa tecnologia em suas operações. Abaixo vamos entender melhor como isso acontece.

Por que as empresas utilizam o Data Universe?

A maioria das soluções baseadas em nuvem personalizadas para empresas se enquadra em um dos quatro tipos gerais de serviços em nuvem, cada um com seus próprios benefícios. 

A computação em nuvem serve como um repositório de dados estruturados e não estruturados, o que cria uma plataforma ideal para fornecer dados coletados de uma ampla variedade de dispositivos, independentemente do horário ou local. Por isso, a flexibilidade e escalabilidade da nuvem atuam como um complemento ideal para as atividades de BI e ML. Os usuários de negócios podem usar a ferramenta Snowflake para acessar seus dados – mesmo sem habilidades técnicas avançadas – uma vez que os insights de dados podem ser exibidos e interagidos de maneira fácil de usar.

Essa evolução democratizou os dados e acelerou muito a velocidade da análise de dados; as empresas podem tomar decisões baseadas em dados mais rapidamente e acompanhar ambientes competitivos. Além disso, agora que as empresas estão migrando cada vez mais seus dados para a nuvem, as empresas podem aproveitar a visualização de dados e os benefícios analíticos , como: custo reduzido, maior velocidade de implantação e facilidade de uso, tudo dentro da nuvem. A seguir, temos o detalhamento de alguns dos benefícios. 

Armazenamento na nuvem

Talvez sendo um dos serviços em nuvem mais usados, ele oferece armazenamento de dados e arquivos e capacidade de backup. Uma grande ênfase é a vantagem de poder acessar dados e arquivos de negócios importantes a qualquer momento e em qualquer lugar. 

A hospedagem na nuvem permite várias soluções de compartilhamento de informações, que podem incluir e-mail, hospedagem de aplicativos, armazenamento de dados e sistemas telefônicos baseados na web para o seu negócio.

Esses arquivos também podem ser sincronizados e compartilhados entre todos os vários dispositivos de sua empresa e funcionários.

Backup em nuvem

O backup em nuvem em si é diferente do armazenamento em nuvem, pois seus recursos são destinados a um fallback se o servidor local de uma empresa travar, ser vítima de um ataque cibernético, ser danificado durante um desastre natural ou cair e sofrer perda de dados.

Software como serviço (SaaS)

O SaaS é um tipo de serviço baseado na web. Pense em aplicativos comuns como Office 365, Salesforce e Quickbooks Online. Esses são todos exemplos de SaaS.

Dito isso, é possível notar que o data lake possui diversos benefícios. Vamos conhecer melhor cada um desses benefícios?

Quais são os benefícios da computação em nuvem?

Além da otimização na economia e dinheiro das empresas e do aumento da produtividade, ainda há o aumento da colaboração e promoção da inovação dentro das organizações. 

Dados acessíveis

O data lake é utilizado para acessar informações em qualquer lugar com qualquer empresa compatível. Em vez de um servidor de segurança em seu computador, ele armazenará dados na Internet. As informações estão disponíveis a partir de um hub central baseado na Web que oferece a pessoas com credenciais habilitadas a partir de qualquer local com conexão à Internet.

Mantém a consistência entre os usuários

Quando vários funcionários estão trabalhando no mesmo arquivo digital, é fácil cometer erros. Como os arquivos hospedados na nuvem existem no mesmo local central, os dados são sincronizados automaticamente entre todos os dispositivos, o que significa que as pessoas estão usando a versão mais atualizada dos arquivos.

Permitir programas remotos

Os softwares especializados geralmente são instalados nos computadores da empresa no escritório, sendo assim, a computação em nuvem permite que os usuários acessem todos os tipos de arquivos e aplicativos como se ajustam no escritório. 

Backup de dados fácil

A perda catastrófica de dados pode acontecer a qualquer momento. Pode ser devido a desastres naturais, picos de energia ou falha de hardware. Ao usar os arquivos seguros para todos os dados importantes, os proprietários têm segurança mesmo que esse hardware falhe.

Custo benefício

Comprar e manter equipamentos de servidor requer tempo, experiência e dinheiro. Em vez de construir sua própria nuvem de dados, você pode estar sujeito a um servidor de computação em sua própria nuvem. 

Como a Nkey e Snowflake podem ajudar sua empresa?

Trazemos a tecnologia aplicada ao raciocínio analítico de dados por meio de interfaces visuais interativas, algo que revolucionou a indústria. Podemos tornar o processo analítico mais fácil do que nunca, mas também permitindo que qualquer pessoa dentro da organização obtenha insights valiosos dos dados da empresa, independentemente do conhecimento técnico.

Além disso, priorizamos a acessibilidade dos dados e temos como premissa melhorar a forma como as empresas entregam e projetam esses dados por meio de métodos como composição e uma pilha de dados moderna são necessários para acompanhar o fluxo e refluxo do mercado corporativo. Permita que sua organização seja ágil dentro do espaço. Evolua ao longo dos anos junto com as mudanças no setor e com o Snowflake.

Elencamos os 10 principais benefícios que nossos clientes sentem ao aderir a solução de Data Universe para seu negócio: 

  1. Aumenta a previsibilidade do negócio;
  2. Garante a inteligência em tempo real;
  3. Melhore a segurança de dados;
  4. Ajuda a interpretar dados complexos;
  5. Facilita o processo de tomada de decisão;
  6. Retenção de consumidores;
  7. Customização de preços;
  8. Identificação de riscos;
  9. Melhorias nas finanças corporativas;
  10. Auxílio na tomada de decisões.

Quem é o profissional responsável por Data Universe? 

Na Nkey, temos os Cientistas de Dados, são nossos profissionais responsáveis por orquestrar todo o Data Universe. Eles coletam, armazenam e analisam os dados do seu negócio com o objetivo de transformar as tomadas de decisões, tornando-as mais assertivas e, consequentemente, rentáveis. Nossa colaboradora, Bruna Finda, contou como o Data Science auxilia na prática as demandas dos clientes que ela atende, confira:

O Data Science ainda ajuda a prever demandas para um determinado produto ou serviço, o que permite a empresa não perder negócios por falta de capacidade de atendimento de clientes; potencializa as vendas por meio da análise dos dados dos produtos e serviços que vendem melhor; facilita a personalização de produtos e serviços, levando em consideração que quanto mais personalizados de acordo com o público-alvo forem os produtos e serviços, maior será o potencial competitivo da organização; e detecta possíveis riscos e fraudes por meio de metodologias estatísticas, de rede. Trata-se, de maneira abrangente, de ter um olhar analítico para qualquer operação a ser executada dentro da empresa e estar sempre buscando melhorar processos, olhar este que ainda tem muito a ser evoluído acompanhado de uma maturidade maior das corporações para que possam usar os dados a seu favor. Hoje, o Data Science já é uma tecnologia bastante requisitada e só tende a aumentar a sua amplitude e atuação à medida que as empresas vão compreendendo cada vez mais como aplicá-lo no seu dia a dia e os quão poderosos são seus resultados no caminho rumo ao crescimento e diferenciação no mercado.”

Para iniciar a implementação do data lake na sua empresa, você pode contar com os nossos especialistas em Data Universe.